DeliberaEscola


DeliberaEscola


De que forma podemos aumentar a participação cívica e o compromisso democrático dos jovens no meio escolar? Como promover a inclusão de todos os alunos nesses processos? E o que pode ser feito para tornar as escolas mais democráticas? São essas as perguntas a que o projecto DeliberaEscola, iniciado em 2020, vem dar uma resposta. How can we promote civic participation and a commitment to democratic ideals in young people in a school environment? How to foster the inclusion of all students in such processes? And what can be done to make our schools more democratic? These are some of the questions which our project DeliberaEscola, launched in 2020, addresses.

O DeliberaEscola tem como grande aposta trazer, para dentro das escolas, a mais excitante inovação democrática das últimas décadas: as “assembleias de cidadãos”. Como funciona? DeliberaEscola aims at bringing, into schools, the most exciting democratic innovation in the last few decades: citizens' assemblies.

A ideia é simples: em cada agrupamento escolar, um painel de alunos é seleccionado por sorteio para integrar um “Conselho de Alunos”. Estes alunos, de turmas do terceiro ciclo, trabalham ao longo do ano lectivo com o apoio e mentoria de alunos do secundário – os denominados “Jovens Educadores” – no desenvolvimento de propostas para melhorar a sua experiência escolar. Os Jovens Educadores são capacitados pela equipa do DeliberaEscola, aprendendo a desempenhar o papel de moderadores nas assembleias do Conselho de Alunos bem como a contribuir para a formação dos colegas do terceiro ciclo. The idea is simple: in each school, a panel of students is selected by lot to form a “Student Council”. These students, between the 7th and 9th grades, work throughout the school year with the support and mentorship of high school students – the so-called “Young Educators” – to develop a set of proposals on how to improve their school experience. The Young educators are trained by the DeliberaEscola team, learning how to facilitate the assemblies of the Student Council as well as how to contribute to the development of skills by their younger colleagues.

Esta metodologia inovadora combina, assim, os elementos definidores das assembleias de cidadãos – a selecção dos participantes através do sorteio (o que assegura a participação de uma maioria de alunos que de outra forma não tomaria a iniciativa de se envolver) bem como a formulação de propostas, informadas e reflectidas, através da deliberação – com técnicas de educação pelos pares. Inspirámo-nos no trabalho pioneiro da Democracy in Practice e contamos com a orientação de um dos seus fundadores, Adam Cronkright. This innovative methodology thus combines the defining elements of citizens' assemblies – the random selection of participants (which ensures the participation of a majority of students who would otherwise never get involved) as well as the development of informed and reflected proposals through group deliberation – with peer education techniques. We were inspired by the pioneering work of our colleagues at Democracy in Practice and benefit from the guidance of one of the project's founders, Adam Cronkright.

O DeliberaEscola está actualmente a decorrer em 11 agrupamentos de escolas, situados em igual número de municípios dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal. Estamos também a preparar o lançamento de uma plataforma online, que complementará o trabalho presencial já em curso. DeliberaEscola is currently taking place at 11 schools, spread over 11 municipalities in the districts of Lisbon, Santarém and Setúbal. We are also preparing the launch of an online plataform, which will complement the face-to-face work.

A novidade virtual estará, numa fase inicial, reservada a alunos do secundário das escolas que integram o projecto, facilitando o aprofundamento de competências, a partilha de ideias e a sinergia entre agrupamentos, bem como a construção de propostas de mudança. Por uma escola onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas. The new digital plataform will, in an initial stage, be available only to the high school students of schools hosting the project. It will contribute to a greater development of competences as well as the sharing of ideas between different schools, while also making it easier for students to develop and implement concrete proposals for reforms in their schools. All in the name of a school where all voices are heard and valued.


Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projecto conta, no presente ano lectivo, com o apoio da Direcção-Geral da Educação para expandir a intervenção a um maior número de agrupamentos escolares. Funded by the Calouste Gulbenkian Foundation, this project also benefits, during the current academic year, of the support of the Portuguese government's Direcção-Geral de Educação, which has helped us expand the project and bring it to a larger number of schools.


Descubra mais sobre o DeliberaEscola nesta reportagem do Público: